Principal  
  SOLUÇÕES  
  PORTFOLIO  
  CONTATO  
Guia do Usuário ARENA
Configurar Módulo

Para configurar um módulo o usuário deve possuir perfil de editor ou de administrador do site.

Quando o modo de edição do site está ativado, os módulos apresentam um menu que dá acesso às configurações comuns entre todos os módulos. Para editar as configurações do módulo, selecione a opção "Configurar Módulo".

41.jpg

Um formulário com as informações do módulo será exibido, possibilitando sua configuração. As opções de configuração estão agrupadas em Identificação, Exibição, Páginas e Configurações Específicas.

42.jpg

O formulário é composto por:

Identificação

Tipo de módulo:  indica qual o tipo do módulo que está sendo editado (Link, Texto, Notícias, etc);

Título da página:  indica qual o título da página onde o módulo que está sendo editado está incluído;

Título:  Corresponde ao título que identifica o módulo na página. 

Exibição

Exibir título do módulo:  possibilita que o usuário defina se o título do módulo será exibido na página ou não. Não exibir o título do módulo é útil, por exemplo, para incluir uma imagem ou banner que deverão aparecer sem nenhuma informação adicional.

Container:  lista de containeres disponíveis para o tema atual da página onde o módulo está incluído. O container define a identidade visual de um módulo.

Data de Inicio da exibição:  Indica a data e hora a partir da qual o módulo começará a ser exibido para os visitantes. Com este recurso você pode preparar um módulo previamente e exibi-lo no momento oportuno. Se uma data de início de exibição não for informada, o módulo será exibido imediatamente.

Data de término da exibição:  indica a data e hora em que um módulo deixará de ser exibido. Este recurso permite que você programe previamente o momento a partir do qual o módulo não estará mais acessível para os visitantes do site sem que seja necessária a intervenção de uma pessoa. Se uma data de término não for informada, o módulo estará disponível por tempo indeterminado.

Módulo está publicado:  Este recurso permite que a publicação do módulo para os visitantes seja controlada. Caso a caixa "Módulo está publicado" seja desmarcada, todas as instâncias do módulo, ou seja, quaisquer ocorrências do módulo em quaisquer páginas do site deixam de ser publicadas.

A instância esta publicada:  A instância de um módulo pode ser definida como cada ocorrência do módulo em páginas distintas. Este recurso, juntamente com as datas de início e término de exibição, permite que a publicação de uma instância específica do módulo para os visitantes seja controlada. Se a instância é marcada como publicada, então o período de publicação definido pelos campos de data é respeitado. Caso a caixa "Instância está publicada" seja desmarcada, o período de exibição é desconsiderado e a instância do módulo deixa de ser publicada para os visitantes do site. Ou seja, apenas o módulo desta página atual não será exibido. Se este mesmo módulo existir em outras páginas, as suas outras instâncias não serão despublicadas.

Permitir impressão:  Campo que permite a impressão do conteúdo do módulo. Caso os campos sejam marcados, será exibido o ícone 43.gif  no canto inferior direito do conteúdo.

Campo conteúdo Principal:  Ao se marcar este item será possível a impressão do conteúdo principal do módulo. No caso do módulo de notícias, a lista de notícias será impressa.

Campo conteúdo Interno:  Quando o módulo possuir páginas internas (por exemplo, módulo de notícias, em que o conteúdo de uma notícia específica é aberto em uma outra janela/página), esse campo permitirá que esse conteúdo seja impresso.

Permitir o Envio por E-mail:  Esta configuração só terá funcionalidade no caso de módulos que possuam páginas internas (local onde o conteúdo será exibido), como por exemplo, o módulo de Notícias. Ao se marcar este item, será exibido o ícone de 44.gif  no conteúdo interno. No caso do módulo de notícias, este ícone estará visível no canto inferior direito do conteúdo de uma notícia específica.

Páginas

Este campo possui o botão “Converter” que permite que um módulo seja convertido para Módulo de Site, ou seja, para um módulo que é exibido em todas as páginas, dentro do mesmo painel. Contém também uma lista das páginas onde o módulo está inserido individualmente, ou seja, uma lista das páginas que contém uma instância do módulo.

Se o módulo que está sendo editado já é um Módulo de Site, o botão de conversão não é exibido e é mostrada uma lista de exceções contendo as páginas onde o módulo não será exibido. Para que uma página seja incluída nesta lista, o usuário deve navegar até a página que deseja incluir e então clicar nas Configurações do Módulo. Ao clicar no ícone 45.jpg  a página atual será incluída na lista de exceções. Clicar em “Salvar” para o módulo não ser exibido nesta página. Para a exclusão da página desta lista de exceção, deve-se clicar na página a ser excluída e depois no ícone 46.jpg  Clicar em “Salvar” para o módulo voltar a ser exibido nesta página.

Para que não ocorra uma distorção no Layout do seu site é importante que os módulos que apareçam em todas as páginas sejam colocados em painéis que existam em todas as páginas. Caso uma página não possua o painel onde esse tipo de módulo deve ser exibido, o módulo será inserido no painel conteúdo, cuja existência é obrigatória. Por exemplo, o usuário tem um site com 3 páginas (A, B e C) e apenas as páginas A e B possuem o painel Direita. O usuário quer converter o módulo de Links existente no painel Direita da página A para ser um Módulo de Site. Na página B o módulo será inserido corretamente, no painel Direita. Entretanto, na página C, que não possui o painel Direita, o módulo será inserido no painel conteúdo e isso pode distorcer o Layout. Portanto, tente sempre utilizar Módulos de Site em painéis que estejam presentes em todas as páginas do seu site.

Configurações Específicas

O agrupamento de configurações específicas é exibido apenas quando o módulo for de um tipo que exija configurações particulares. Por exemplo, o módulo de Links necessita saber se os links serão exibidos em orientação horizontal ou vertical e qual a ordem dos links. Já um módulo de texto não possui configurações específicas para o controle de sua exibição.

Botões de Ação

Salvar: Grava as informações do módulo.

Remover: Envia a instância do módulo para a lixeira. Outras instâncias do mesmo módulo que aparecem em outras páginas não são afetadas.

Excluir: Envia todas as instâncias do módulo para a lixeira, ou seja, remove o módulo de todas as páginas onde ele está incluído.

Cancelar: Volta para a página no qual o módulo está incluído sem armazenar as informações do formulário.

FALE CONOSCO
SBS Quadra 02 Bloco E Ed. Prime Sala 206
Asa Sul - Brasília - DF | CEP: 70070-120 

(61) 3257-8979
contato@sybria.com

   
 
© 2011 Sybria Tecnologia - Todos os direitos reservados.